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- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 5 meses atrás por Sierra Pilots.
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10 de maio de 2014 às 22:11 #1963benicioParticipante
Gostaria de saber, se está correto afimar que no método direto, é o propulsor que mantém o equilíbrio entre as forças transversais e longitudinais. Na apostila, página 56, está escrito com MÉTODO INDIRETO.
Questões de provas antigas
2008.49 – Porque as letras A e C estão corretas; E errada
2011.6 – Qual a diferença da letra A para a E. Se puder, explicar o raciocínio
2016.18 – Na apostila veio igual a 2006.8. Poderia transcrever a pergunta correta?
Dúvida nas interações de um rebocador ultrapassando um navio
Pode me explicar o raciocínio completo? Porque aumenta a velocidade quando proximo da popa do navio? e porque? De acordo com os slides, minha duvida é quanto a interação de forças nas posições 01,02, 04 e 05.
Victor
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12 de maio de 2014 às 14:44 #1966Sierra PilotsMestre
Benicio,
Estou respondendo as questões de provas anteriores. Em relação às questões do material online, peço por gentileza, colocar o número dos slides para referência.
2008.49
Note que estamos falando de desvantagens no uso do cabo curto de reboque
a) está correta pois quanto mais curto o cabo de reboque menor a absorção das forças dinâmicas e maior o pico suportado pelo cado (essa é de fato uma desvantagem)
C) cabos curtos causam grande fricção no contato com as buzinas dos navios diminuindo a vida útil do cabo (essa é de fato uma desvantagem)
e) cabos curtos trazem o rebocador e a descarga do propulsor para perto do navio, reduzindo o efeito da “puxada” (essa é de fato uma desvantagem)
A alternativa incorreta é a “D”, pois neste caso, um cabo curto é uma vantagem!2011.6
A e) é a correta pois em propulsores de passo fixo direito (rotação horária), o efeito lateral do propulsor quando indo a ré é jogar a “popa” para bombordo. Com um rebocador “convencional” atuando no costado de BB, a grande dificuldade dele seria manter-se perpendicular ao navio em função do avanço do mesmo, pois ele não tem propulsão transversal (correto?).
O efeito de seu propulsor neste caso ajudará na manobra. Quando puxando o navio, dando máquinas atrás, a popa vai para bombordo ajudando a manter o rebocador perpendicular. Já quando dando máquinas avante para empurrar o navio, o efeito lateral do propulsor é muito reduzido pois ele é sobreposto pelo efeito do leme para boreste (descarga do propulsor).Abs.
Renato
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