Home 2022 Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Questões Slide 34 – PNA Resistência / Efeito do TRIM na resistência

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2107
      benicio
      Participante

      Não entendi as seguintes questões:

      – Pq a resistência friccional por unidade de área DIMINUI com o afundamento do navio em velocidades de cruzeiro?
      -Pq o aumenta do TRIM pela POPA torna a relação da resistência residual por unidade de deslocamento maior em navios tanques?
      – Pq o aumento do TRIM pela PROA NÃO torna o arrasto de forma maior em navios tanques em velocidades de cruzeiro?

    • #2109
      benicio
      Participante

      Obrigado Fábio pelas respostas!

    • #2488
      fabiocduarte
      Participante

      Boa noite Fábio.

      Também fiquei em dúvida nessa questão e apesar de sua resposta ao Benício continuo confuso em relação à assertiva:

      “O aumento de Trim pela POPA torna a resistência residual por unidade de deslocamento maior nos navios tanque”

      Como pode aumentar essa relação se o deslocamento é o mesmo e a resistência residual(ondas) diminui com o navio derrabado pelo afilamento da proa?

      Abs.

      Fábio Duarte

    • #2108
      fabio
      Mestre

      Benicio

      1 – A definição da resistência friccional é ser constante por unidade de área. Ela não diminui nem aumenta.( para comprimentos maiores que 50 pés, segundo Froude).

      2 – Em baixas velocidades o trim pela popa aumenta o arrasto de forma, separação, fenomenos associados à viscosidade.

      3 – Em velocidade de cruzeiro, um navio tanque não passa de Fn 0,18 ( velocidade considerada baixa para esse contexto ) , e nesta condição fenomenos de resistência associados à viscosidade diminuem com o navio estando abicado, enquanto a wavemaking é relativamente muito baixo, portando quem predomina na componente residual é o arrasto de forma ( eddies).

      PS: este nível de detalhe e associação de conceitos está um pouco além do que se espera para uma prova de praticagem. A intenção é forcar a fixação do conteúdo básico através de questões mais complexas. Lembre-se que estamos discutindo a última questão do capítulo aqui.

      abs,
      Fabio

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.