Home 2022 › Fóruns › Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) › Quiz Engine
Marcado: Donkey effect, efetividade, rebocadores
- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 10 meses atrás por pirata.
-
AutorPosts
-
-
18 de janeiro de 2016 às 23:14 #3262pirataParticipante
Boa Noite pessoal,
Fiquei em dúvida quando um exercício, do quiz engine, do modulo TUP 2. Não sei se posso enviar um print do exercício, então vou descreve-lo aqui:
“Qual dos 3 rebocadores esta em pior condição de girar para bombordo um navio tanque carregado com seguimento a vante, mar calmo e abrigado?” Figura com 3 rebocadores:
Alfa – No cabo na proa do navio
Bravo – Push-pull na bochecha de bombordo
Charlie – Push-pull na bochecha de boresteA resposta indicou o rebocador Charlie (bochecha boreste), falando que o este rebocador pode ter um efeito oposto ao desejado.
Eu não entendi o porque, visto que o rebocador o rebocador que opera na bochecha de bombordo tem que puxar o navio, tendo o efeito de descarga no casco e dependendo o efeito coanda. Diferente do rebocador de boreste que só precisa empurrar.
Alguem me da uma luz?
Sdds
-
20 de janeiro de 2016 às 19:03 #3264fabioMestre
Está no feed back da questão, pg 138. O livro fala que o rebocador alí não é eficiente e pode até fazer o navio guinar pro lado oposto. O motivo o livro não fala, e rende longas discussões entre os práticos (que também não sabem o motivo).
Vou arriscar um motivo, deixando bem claro que isso (o motivo) não vai cair na prova: o rebocador está ali empurrando quase em cima do centro de giro, e o efeito pode ser qualquer coisa, menos fazer o navio guinar pra BB.
-
21 de janeiro de 2016 às 12:49 #3267pirataParticipante
Então Fabio, mas no livro ele não considera o rebocador Bravo que esta puxando ao invés empurrando (Charlie), tornando menos eficiente não?
E com relação ao motivo dessa guinada para o lado oposto eu já havia lido essa publicação:
http://www.pilotmag.co.uk/wp-content/uploads/2008/06/pilotmag-295-final-web.pdfpg. 5 – “Donkey-like behaviour of a ship pushed sideways by a forward escort tug”
Mas e ai o rebocador que esta puxando ao invés de empurrar não é menos efetivo?
-
11 de fevereiro de 2016 às 15:29 #3313Sierra PilotsMestre
O efeito é esse do paper mesmo (ótimo paper, diga-se!).
E, pelas razões expostas pelo Fabio, ele é muito pouco efetivo (empurrando no centro de pressão lateral do navio).
Já o rebocador na bochecha de BB vai “puxar” e aumentar muito o arrasto neste bordo, fazendo o navio iniciar guinada (similar ao uso combinado de propulsores em navios twin-screw propellers). Veja que o próprio paper acima mostra essa situação na página 7, item 2.
Sds.
Renato
-
29 de fevereiro de 2016 às 03:12 #3411pirataParticipante
Entendi,
Obrigado Renato, não havia percebido que ele criaria o arrasto, achava que só puxaria mesmo!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.