Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3662
      pirata
      Participante

      A empresa de rebocadores “Sul-Norte”possui 3 rebocadores em Santos, todos com a mesma potência de máquina no eixo, 3000 hp . São eles :“DAVID”, ABROLHOS” e “MANAUS”.
      DAVID é uma réplica idêntica de ABROLHOS em menor escala , 10% menor em todas as dimensões lineares. MANAUS tem o mesmo comprimento de ABROLHOS , e a mesma largura de DAVID. Os três rebocadores vinham navegando juntos no canal de Santos, em direção ao ponto onde ocorreria a próxima manobra de desatração. Apressados que estavam, moviam-se todos na velocidade máxima permitida no canal pela Captania dos Portos, 9 kts, no mesmo rumo verdadeiro. Nesse momento um prático desocupado, que vinha na lancha de práticagem voltando de outra manobra, achou bela a cena e tirou uma foto dos 3 rebocadores emparelhados em alta velocidade.

      De acordo com o contido no PNA, sabendo que a velocidade crítica é a velocidade máxima das ondas de translação, podemos afirmar em relação as forças que atuam no momento da foto nessas
      embarcações, consideradas agora em aguas de profundidade igual ao comprimento do rebocador DAVID.
      I) DAVID e ABROLHOS atingirão a velocidade critica, no mesmo Froud Number.
      II) ABROLHOS e MANAUS atingirão a velocidade critica, no mesmo Froud Number.
      III) DAVID e MANAUS atingirão a velocidade critica, no mesmo Froud Number.
      IV) DAVID , MANAUS e ABROLHOS atingirão a velocidade critica, na mesma
      velocidade.

      Resposta: II e IV corretas

      Eu entendo que as embarcações possuem um número de Froude próprio, que são diferentes em função do comprimento delas, porém o V/raiz(g*h) não é um número de Froude também? Só que em relação ao canal, nessa condição todos ocorrem com Fr=1!.

    • #3678
      fabio
      Mestre

      David é menor em comprimento. Abrolhos e Manaus tem o mesmo comprimento. Portanto Abrolhos e Manaus tem o mesmo Froude Number.

      A velocidade crítica por sua vez depende apenas da profundidade.

      Portanto :
      I) errado pois seus comprimentos são diferentes.
      II) Verdadeiro, pois seus comprimentos são iguais.
      III) errado pois seus comprimentos são diferentes.
      IV) Verdadeiro, pois a velocidade crítica depende somente da profundidade.

      Veja na figura, David em vermelho, Abrolhos em cinza, Manaus em preto.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #3691
      pirata
      Participante

      Obrigado Fabio!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.