Home 2022 › Fóruns › PNA – Resistência ao Avanço › Resistencia ao Vento
- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 8 meses atrás por fabio.
-
AutorPosts
-
-
23 de março de 2014 às 08:53 #1771lbmaiarjParticipante
Senhores,
A afirmativa abaixo é da questao 15 da prova de 2008 e o gabarito é verdadeiro.
III) quando um navio se move contra o vento, o vento resultante apresenta o mesmo gradiente que o vento natural.Da leitura do material, principalmente, os slides 28 e 29 do capitulo de Resistencia-outros componentes, interpretei a questao como falsa, uma vez que que o vento resultante vai depender dos valores relativos da velocidade do vento natural + a velocidade do navio, e sendo os valores relativos da vel do navio maiores que o do vento natural, a afirmativa nao seria verdadeira.
Será que estou confundindo os conceitos?
Obrigado
-
25 de março de 2014 às 12:31 #1782lbmaiarjParticipante
Fabio,
Estava pensando algebricamente, entretanto, cometi um erro primario, pois considerei o vetor relativo a velocidade do navio como se estivesse na mesma direcao do navio, ou seja, em sentido oposto ao vetor do vento natural, e neste caso estava fazendo a diferenca de vetores.Acho que a diferenca de vetores caberia no exemplo que vc levanta no audio para o caso de vento de popa.
Obrigado
-
24 de março de 2014 às 12:24 #1773fabioMestre
Maia,
Ao fazer a interpretação literal do texto, a conclusão estaria correta. No entanto, para esse caso específico de os três vetores estarem na mesma direção ( Velocidade do navio , do vento real, e do vento resultante ) a soma vetorial não muda a direção do vetor resultante, e sendo o gradiente do vento produzido pela velocidade do navio igual a zero, o gradiente do vento resultante será igual ao gradiente do vento real, já que qualquer coisa somada a zero é igual a ela mesma.
A questão é polêmica, pois os candidatos estão condicionados a buscar respostas literais, enquanto esta alternativa exige uma solução algébrica.
att,
Fabio- Esta resposta foi modificada 10 anos, 8 meses atrás por fabio.
Attachments:
You must be logged in to view attached files. -
25 de março de 2014 às 18:46 #1785fabioMestre
Exatamente, voce compreendeu tudo. No audio apontamos o exemplo de vento de popa, que levaria a diferença de vetores, e então os gradientes seriam diferentes, como em qualquer outra direção, exceto pela proa. Veja na imagem como ficaria o gradiente no caso de vento de popa.
att,
FAbio- Esta resposta foi modificada 10 anos, 8 meses atrás por fabio.
Attachments:
You must be logged in to view attached files.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.