Pessoal,
tenho uma dúvida acerca dos efeitos de águas rasas sobre o padrão de ondas, especificamente no que se refere ao que ocorre com a altura das ondas quando se diminui a profundidade.
Sei que de acordo com Havelock, temos a fórmula geral Vc2=(g.Lw/2π) tanh 2 πh/Lw.
Assim, por uma lógica simples, ao diminuirmos a profundidade, a tendência é aumentarmos a velocidade da onda (consequentemente aumentando o comprimento da onda).
Em águas rasas, teríamos a fórmula em função de raiz de g x h e, assim, uma diminuição de profundidade acarretaria um aumento da velocidade da onda e, de acordo com o PNA (pelo que entendi), temos também um aumento do comprimento da onda.
No entanto, não encontrei nada falando expressamente sobre o que acontece com a altura das ondas.
Vi algo falando de amplitude (p. 24 e 25), mas acho que o PNA fala apenas em águas profundas (“This indicates that ship waves do have substantially the Jengths of deep-sea waves of the same speed”).
Quando verificamos o que o PNA fala sobre Havelock, vemos que com um aumento da velocidade (de ondas) em águas rasas, quanto mais nos aproximamos de V = raiz de g x h o ângulo das ondas divergentes tende a se aproximar de 90 graus. Nesses casos, entendo, portanto, que a altura das ondas tende a diminuir, pois como as ondas tendem a ir mais “para os lados”, é como se a mesma energia estivesse sendo transportada em uma maior área.
Mas, não tenho certeza disso.
Em resumo: quando uma embarcação entra em águas rasas (com profundidade em relação ao calado inferior a 1,5), ao reduzir a sua velocidade, qual o efeito no comprimento e altura das ondas por ela irradiadas?
Alguém poderia ajudar?
Valeu.