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- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 11 meses atrás por fabiocduarte.
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15 de setembro de 2014 às 19:23 #2293yurirosendoParticipante
Boa noite fabio, em seu slide 45 de res. outros componentes , uma das opções afirma que o gradiente de velocidade do vento altera percentualmente mais a resistencia de um navio carregado do que em lastro , pode me explicar isso melhor ? fiquei em duvida por que como um navio em lastro tem uma area exposta ao vento maior imaginei que estivesse incorreta. grato
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15 de setembro de 2014 às 21:30 #2296fabioMestre
Yuri,
Acontece que, apesar de menor área vélica, o navio carregado tem toda área vélica mais próxima da linha d’agua, onde ocorre a redução exponencial da velocidade do vento natural.
O livro está comparando duas situações :
– sutuação 1 : sem vento natural , e navio navegando em velocidade X.
– situação 2 : vento natural pela proa de velocidade X, e navio parado.Nesse caso hipotético, um navio carregado terá Raa 20% maior na situação 1 (por exemplo), enquanto o mesmo navio em lastro terá Raa apenas 10% maior na situação 1, apesar da Raa do navio em lastro ser bem maior que a do navio carregado.
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17 de setembro de 2014 às 19:21 #2299yurirosendoParticipante
entendi ,esta consideranto então apenas a parte onde o vento é influenciado pela superficie , os primeiros 10 metros? ,
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17 de setembro de 2014 às 22:33 #2301fabioMestre
Sim. Mas o livro não especifica 10 metros.
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26 de dezembro de 2014 às 22:24 #2487fabiocduarteParticipante
Fábio,
No mesmo assunto, mas agora no slide 48/48, a questão pede a resposta correta, cujo o gabarito é a seguinte assertiva:
“Navios de passageiros são bastante influenciados pelo gradiente de velocidade dos ventos que entram pela direção de alheta”
Ser bastante influenciado pelo gradiente de velocidade do vento, entendo que significa sofrer uma redução significativa no efeito do vento relativo, devido a essa redução da velocidade do vento real próximo à superfície, correto?
Nesse caso, se o raciocínio estiver correto, navios de passageiros, pela grande área vélica, sendo altos, não sofreriam menos essa influência (redução) comparativamente a tankers ou Cargo ships?
Ou o estudo foi feito apenas com vento real pela proa e para ventos em outras direções (no caso pela alheta) os resultados não podem ser extrapolados?
Abs.
Fábio Duarte
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28 de dezembro de 2014 às 23:52 #2489fabioMestre
Fabio,
Todos os navios são afetados pelo vento. Os passageiros são relativamente menos afetados pelo gradiente, mas não quer dizer que não sejam afetados.
A frase, que tirei da minha cabeça, é genérica, simples, e incontestável. O detalhe da direção “alheta” informa que há vento real, portanto há gradiente.
Observe que nao falei que sofre mais que, ou menos que, apenas que é influenciado pelo gradiente, como está escrito no livro.
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29 de dezembro de 2014 às 23:17 #2490fabiocduarteParticipante
Valeu Fábio.
Realmente procurei pelo em ovo…rs!
Abs.
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