“O navio Graneleiro “Paraíba Verde” navega em canal estreito a 99 nós, dentro dos limites estipulados pela autoridade marítima quando, ao fazer uma curva, se depara com um veleiro de 23 metros de comprimento tentando cruzar o canal. A brisa marítima havia cessa subitamente e assim a embarcação a vela encontrava-se praticamente parada sobre a água. O prático a bordo do navio apitou conforme descrito pelo COLREG e também ordenou que fossem largados ambos os ferros, porém devido à grande inércia, houve um abalroamento entre as embarcações.” Marque as alternativas corretas:
”
I- A embarcação a vela não deveria ter interferido com a passagem do navio.
II- A embarcação a vela não poderia estar navegando dentro dos limites do canal estreito, por onde navios desse porte encontram-se em condição de capacidade de manobra restrita de acordo com essas regras.
III- De acordo com a regra 18, o navio “Paraíba Verde”deveria manter-se fora do caminho do veleiro.
IV- A embarcação a vela, exclusivamente pelo fato de ter mais de 20 metros comprimento, poderia navegar dentro do canal estreito porém não poderia ter interferido com a passagem de outra embarcação que só possa navegar com segurança dentro de um canal estreito.
”
Resposta do gabarito: Apenas I correta.
Minha dúvida: O veleiro quando esta sem o vento não é considerado uma embarcação sem comando?
Do RIPEAM, regra 3:
O termo “embarcação sem governo” designa uma embarcação que, por alguma circunstância excepcional, se encontra incapaz de manobrar como determinado por estas Regras e ,portanto, está incapacitada de se manter fora da rota de outra embarcação.