Gabarito de questão considera a seguinte afirmação como verdadeira:
“Caso o giro seja para o bordo oposto ao do posicionamento dos rebocadores no costado, o rebocador a vante, MESMO QUE CONSIGA se posicionar perpendicularmente ao navio, terá parte de sua força ao empurrar transformada em mais velocidade para o navio, dificultando ainda mais sua ação no sentido do giro.”
Rebocadores portuários (pág. 42) diz que: “A NÃO SER que o rebocador de vante consiga se posicionar perpendicularmente, o que é difícil se a velocidade for elevada, parte de sua força empurrando será transformada em mais velocidade para o navio, dificultando ainda mais sua ação no sentido do giro.”
Portanto, de acordo como o Rebocadores portuários, se for possível manter o rebocador perpendicular ao costado, este não terá parte de sua força transformada em mais velocidade para o navio. Ou seja, de acordo com o livro, é difícil manter o rebocador perpendicular ao costado em altas velocidades; mas se for possível mantê-lo nesta posição, o navio não será acelerado longitudinalmente.
Parece-me, desta forma, que, de acordo com o Rebocadores portuários, a afirmação é falsa, contrariando o gabarito.
Poderiam, por gentileza, comentar.