Fabio,
Sim, o tug wash effect ocorre em qualquer parte do navio onde a descarga do propulsor do rebocador encontra “com força” o casco do navio, atrapalhando a manobra. Piora com a diminuição da lazeira (UKC) pois a descarga não encontra caminho por onde fluir, e com o aumento do RPM e potência aplicada.
O efeito Coanda é caracterizado pelo deslocamento do navio no sentido oposto a “puxada” do rebocador. Veja é um efeito ou consequência do tug wash e não o tug wash em si. O tug wash em si pode resultar somente em perda de eficiência do rebocador.
O efeito Coanda ocorre tipicamente na proa do navio em função da forma da mesma ser propícia (asa). Logo, acontece o efeito hidrodinâmico de aceleração do fluido no bordo oposto da “puxada”, diminuição de pressão neste bordo e deslocamento da proa do navio no sentido (alta pressão -> baixa pressão) (Bernoulli).
Beleza?
Sds.
Renato