Boa noite Renato.
No tópico Meeting and passing (pg. 98 da 4ª edição – arquivo anexo) é dito que dois navios em direção oposta experimentariam um squat “cumulativo”. Ele dá o exemplo de um navio com 4 pés e outro com 3 pés de squat, quando ambos sofreriam 7 pés.
No parágrafo seguinte, ele diz que normalmente o squat, numa situação de cruzamento, aumenta 50%, podendo chegar até 100% (esta informação, inclusive, é a que está no slide n. 2.19).
Essas afirmativas parecem entrar em conflito, pois, no primeiro exemplo, ele afirma que o squat deve ser acumulado para ambos (no segundo navio, inclusive, chega a mais de 100%). Logo em seguida ele diz que o squat aumenta numa proporção do já experimentado pelo navio.
Lendo e relendo, não consegui identificar que o autor tenha apontado qualquer diferença (velocidade, Cb, tipo de navio) nos dois exemplos que poderia alterar o resultado.
Afinal, qual seria realmente a forma de antever o squat numa situação dessas?
Obrigado.