Rodolfo,
A tabela de umidades relativa traz a temperatura na vertical, e a diferença de temperatura entre o termômetro seco (T) e úmido (TU) na horizontal. Cruzando os dois valores medidos, voce obtém a % de UR.
Observe bem que, a umidade relativa aumenta pra baixo, assim como a temperatura do ar, ou seja, para uma mesma diferença de termômetros, a UR será maior quanto maior for a temperatura. Num ar quente e seco a diferença de temperaturas seca e úmida é muito grande.
O fato da temperatura T e UR serem inversamente proporcionais não funciona para este propósito – lembre-se que isso é uma tabela empírica, existem outras variáveis na mesa, além das que voce quer comparar. Se voce mantiver a umidade absoluta igual, aí sim vale a relação inversa entre T e UR. No entanto estamos aqui falando de uma tabela específica para estimativa da UR, existe uma variável TU que voce está ignorando, e faz toda diferença.
O que acontece na prática é que se a temperatura T aumentar durante o dia, sem que mais vapor d’agua seja absorvido, a diferença T-TU vai crescer também, e o resultado na UR será queda, pois T vai cruzar com outra coluna de (T-TU) bem mais pra direita na tabela.