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- Este tópico contém 10 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 11 meses atrás por fabiocduarte.
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29 de abril de 2014 às 09:52 #1919philip saParticipante
Por gentileza, Fabio tenho uma Duvida em relação ao quiz.
A questão incorreta, que corresponde a resposta devida diz:
Calcular a resistencia friccional do modelo, com base no RN do navio usando a tabela do ITTC.
Nao Consigo entender o motivo de esta resposta ser incorreta.
Poderia me explicar o motivo, e qual seria a maneira correta de se achar p CF.
Pois aparentemente devemos acha-la pelo RN correspondente pela Funcao, e a tabela devida e a do ITTC não?Muito obrigado
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29 de abril de 2014 às 17:10 #1920fabioMestre
Philip
em qual pagina/slide está a pergunta?
att,
Fabio -
29 de abril de 2014 às 17:23 #1921philip saParticipante
Ola Fabio !!!
e na pagina 32/32 do modulo “resistencia friccional”
e um quiz para escolher a resposta incorreta entre 5 opcoesmuito obrigado!
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29 de abril de 2014 às 17:49 #1922fabioMestre
Philip,
Esta é uma questão relativamente fácil que tenta confundir o aluno com bombardeio de termos complexos. A afirmação está incorreta por que o Reynolds Number de navio e modelo são diferentes, ao contrário de Fn que é igual. Isso é uma questão chave no entendimento dos conceitos gerais de resistência hidrodinâmica.
espero ter esclarecido
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29 de abril de 2014 às 19:02 #1923philip saParticipante
Sim esclareceu muito bem!
Agora inclusive acabou de chegar a apostila, que tem varias informações a este respeito que eu não tinha visto ainda.
Eu acredito pelo que entendi Fabio, o Numero de Reynolds, incluiu muito mais variáveis que no modelo, sao diferente do navio, inclusive para se manter a proporcionalidade e alterada velocidade, por isto Reynolds da diferente, isto muda tbm a viscosidade ne? (acredito eu rsrs não sei se esta certo)
Mas por que enato vc diz no audio que e e achado o FN através do RN, seria somente como uma base no estudo, somente restrito ao modelo e não ao navio real?
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29 de abril de 2014 às 19:47 #1924philip saParticipante
Fabio !!
Relendo seu livro que chegou, acredito que ja cheguei a própria resposta!
Para obter um Fn correspondente as velocidade no modelo resulta se em RN diferentes.
Poxa que legal entendi esta bem claro aqui no livro!!Mto obrigado
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4 de julho de 2014 às 09:13 #2061Mário BarbosaParticipante
Fábio com base na afirmação acima onde vc diz no posts número #1922″ o Reynolds Number de navio e modelo são diferentes, ao contrário de Fn que é igual.”
– Você quer dizer que se eu tiver um modelo geometricamente similar a um navio e estando ambos navegando na mesma velocidade V então o Fn de ambos serão iguais e a Rn de ambos serão diferentes ?
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6 de julho de 2014 às 16:55 #2077fabioMestre
Exatamente. Rn vai ser menor no modelo, como se pode ver no gráfico, e Fn terá que ser igual pra valer a “froude’s law of comparison”.
* Corrigindo : onde voce escreveu “mesma Velocidade” entenda “velocidade correspondente”. No contexto da similitude, não existem velocidades iguais.
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24 de dezembro de 2014 às 15:01 #2480fabiocduarteParticipante
Fábio
Quanto à colocação do colega Mário, acima :
–Você quer dizer que se eu tiver um modelo geometricamente similar a um navio e estando ambos navegando na mesma velocidade V então o Fn de ambos serão iguais e a Rn de ambos serão diferentes ?
Para os Fn serem iguais as velocidades não precisam estar na razão da raiz quadrada das suas dimensões lineares? Se modelo e navio estiverem na mesma velocidade os Fn serão diferentes não?
Abs.
Fábio Duarte
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25 de dezembro de 2014 às 09:34 #2482fabioMestre
Voce tem razão, passou batido essa questão de velocidades iguais. Isso não faz sentido para o contexto da teoria da similitude. Vou corrigir o post anterior.
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26 de dezembro de 2014 às 14:31 #2485fabiocduarteParticipante
Valeu Fabio.
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