Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) tipos de reb. portuários – sl08e09

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2056
      rodrigop
      Participante

      bom dia,

      acredito que esse tema já foi abordado na aula, mas ao revisar o material me deparei com o seguinte. No sl08 temos que “… tubulões aumentam cerca de 15 a 25% o empuxo (thrust) avante, mas diminuem a capacidade de governo” e no sl09 que “….Os tubulões fixos aumentam a eficiência dos propulsores, porém pioram a capacidade de manobra”. A conclusão que chego é que tubulões pioram tanto a CAPACIDADE DE GOVERNO (STEERING) QUANTO DE MANOBRA (MANEUVERING). A conclusão esta correta? Como isso é possível, sendo capacidade de governo e de manobra antagônicas?

    • #2057

      Rodrigo,

      Ótima questão!

      O livro Tug Use in Port fala que o uso do tubulão (noozle) “piora a capacidade de steering (governo)”.

      Entretanto, sabemos que o aumento de área lateral gerado pelo tubulão (equivalente ao aumento do Skeg ou quilha), aumentará a estabilidade direcional do rebocador, ou seja, melhorará o coursekeeping (que é sinônimo de steering no PNA).

      Acredito que o autor foi infeliz na escolha da palavra. Steering é um termo mais genérico que coursekeeping. Talvez, ele tenha pensado em capacidade de manobrar (analogia: a direção do meu carro ficou mais dura…..está mais difícil de guiá-lo!) e usou o termo técnico incorreto.
      Entretanto, como ele mesmo fez a comparação com a Skeg, não há dúvida tecnicamente: melhora governo (steering ou coursekeeping) e piora manobra (maneuvering).

      Por fim, fique com o conceito correto, mas saiba que o autor usou o termo “steering” (de maneira infeliz).

      Sds.

      Renato

    • #2083
      rodrigop
      Participante

      ok renato!

      obrigado

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.