Rodrigo,
Ótima questão!
O livro Tug Use in Port fala que o uso do tubulão (noozle) “piora a capacidade de steering (governo)”.
Entretanto, sabemos que o aumento de área lateral gerado pelo tubulão (equivalente ao aumento do Skeg ou quilha), aumentará a estabilidade direcional do rebocador, ou seja, melhorará o coursekeeping (que é sinônimo de steering no PNA).
Acredito que o autor foi infeliz na escolha da palavra. Steering é um termo mais genérico que coursekeeping. Talvez, ele tenha pensado em capacidade de manobrar (analogia: a direção do meu carro ficou mais dura…..está mais difícil de guiá-lo!) e usou o termo técnico incorreto.
Entretanto, como ele mesmo fez a comparação com a Skeg, não há dúvida tecnicamente: melhora governo (steering ou coursekeeping) e piora manobra (maneuvering).
Por fim, fique com o conceito correto, mas saiba que o autor usou o termo “steering” (de maneira infeliz).
Sds.
Renato