Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) transverse effect, combi tug

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2051
      rodrigop
      Participante

      boa tarde, duas dúvidas me surgiram. Uma, se o ‘transverse effect’ do propulsor também é sentido quando estes estão em tubulões?? A outra se existe combi-tug twin screw?? ou se conceitualmente eles são single screw?

      Att,

      Rodrigo

    • #2053

      Olá Rodrigo,

      A bibliografia do concurso não explica a relação do efeito transverso do propulsor com o tubulão. Em outras bibliografias, indica-se a redução do efeito transverso com o uso de tubulão. É relativamente logica esta conclusão pois vários dos efeitos que causam a força transversal no propulsor continuam existindo (wake, descarga do propulsor, etc), mas podem ser atenuados.

      Não existe nenhuma restrição do combi-tug ser twin-screw. A ideia do combi é adicionar um propulsor azimutal na proa para melhor manobrabilidade, potência, governo a ré, etc. Um twin-screw já possui várias dessas vantagens em relação a um single-screw. Logo, não faria muito sentido adicionar o tal azimutal nele. Resumindo: quando ouvimos falar em combi-tug, entende-se convencional single-screw com azimutal 360o na proa!

    • #2054
      rodrigop
      Participante

      perfeito!! obrigado pelas confirmações!

      abs.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.