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    • #2145
      benicio
      Participante

      Poque um leme mais efetivo ocasiona um menor tempo para a 2° execução da guinada, um maior ângulo de overshoot, mas uma MENOR largura de overshoot????

      Victor

    • #2148
      fabio
      Mestre

      Vou dar a minha resposta, pois o PNA não explica o motivo, apenas afirmando o fato.

      Um leme mais efetivo torna o navio mais rápido em alterar a proa, dando menos tempo para o navio ficar abatendo para o lado contrário da curva antes que a ação hidrodinâmica vença a inércia . Lemes mais efetivos também estão associados a navios de menor inércia, que é a causa primária da largura do overshoot.

    • #2167

      Aqui vai outra tentativa:

      1) Leme mais efetivo, rate of turn obtido mais rápido, guinada mais rápida, menor tempo.
      2) O leme mais efetivo imprime grande rate of turn que leva mais tempo para ser vencido (mesmo que seja pelo próprio leme efetivo que o criou…….o fator positivo tem seu lado negativo)
      3) Menor distância é uma conclusão lógica, explicada pelo Fabio acima.

      Renato

    • #2254
      benicio
      Participante

      Mas e o angulo do overshoot, pq ele aumenta?

    • #2255
      benicio
      Participante

      Outra pergunta,

      Pq K/T sugere boa controlabilidade como um todo somente se a estabilidade não for maior que o normal ou necessario? Ela não é um indicativo ruim de cousekeeping por possuir uma natureza dubia?

    • #2256
      fabio
      Mestre

      Benicio,

      Vou dar novamente minha versão , pois o livro também nao explica por que, somente afirma que o angulo de overshot tbem aumenta com um leme mais efetivo.
      Na minha opiniao a resposta está relacionada à inercia que um leme mais efetivo provoca no casco, e depois não consegue quebrar. Lembre-se do vídeo da açao do leme sobre o casco, e da diferença de magnitude das forças hidrodinâmicas do leme e do casco ( cerca de mil vezes maior ).

      A questão do K/T é justamente sua natureza dúbia. Voce nao consegue distinguir uma lancha ( K grande) de um navio lerdo (T pequeno ), por exemplo. Por isso talvez que índices de controlabilidade nunca caíram na prova, dado a dificuldade que encontrar algum que possa ser traduzido num teste múltipla escolha de forma inquestionável.

      abs,

    • #2267
      benicio
      Participante

      Outra pergunta,

      Na página 208 do livro, ele afirma que a estabilidade aumenta com a diminuição do T. Porém nos slides, consta que para T pequenos, temos uma rápida resposta do leme e uma baixa estabilidade, o que para mim faz mais sentido. Vcs poderiam verificar isso?

    • #2277
      fabio
      Mestre

      Benício,

      a frase a que voce se refere é essa abaixo ?

      A highly maneuverable ship (with high responsiveness to rudder and both good turning and
      low course stability) will have a small value of T’ and a large value of K’.

      Se for, não é bem isso que ela diz. Ela menciona apenas que navio com alta manobrabilidade tem K alto e T baixo ( e também baixa estabilidade associada a um leme muito efetivo ).

      Se voce quer minha opinião sincera, não creio que o examinador se arrisque nessa seara.

      • Esta resposta foi modificada 10 anos, 1 mês atrás por fabio.
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