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(i) Você diz pelo fato de estar em constante mudança? Vamos pegar o seu exemplo: navio em rumo verdadeiro de 340 graus e head mark a 5 graus verdadeiro (ou 25 graus BE). Ao iniciar uma guinada a BE ou BB com marcação a 90 graus, consequentemente, a head mark por marcação relativa irá alterar, o que dificulta o monitoramento constantemente. Enquanto por marcação verdadeira continua a 5 graus. É isso?
(ii) Por que o texto diz marcação por agulha (referência o norte)? Está falando do norte da agulha, do norte verdadeiro ou magnético?
(iii) Uma dúvida pontual, as marcações e rumos na carta e no radar (modo North Up e Relative Motion com o navio no centro) são todas verdadeiras. Qual a utilidade para um prático ter uma giro magnética no navio e saber fazer as conversões de marcações e rumos (magnético e/ou da agulha para verdadeira)? Por algum momento ele chega a trabalhar com marcações e rumos magnéticos e da agulha ou a giro serve mesmo só como uma backup?