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Dias, a parte do livro que explica isso está nas pgs 1644 e 1645 do miguens, cap 12, mau tempo.
O que torna a alternativa C incorreta é a parte destacada, pois capear tende a diminuir o balanço e aumentar o caturro.
Capear normalmente faz com que se reduza o balanço até um nível aceitável, mas, por outro lado, torna o caturro (ou arfagem) máximo. A ação das ondas sobre o navio é mais violenta do que quando se corre com o tempo, pois o movimento das ondas é oposto ao movimento do navio. … Há duas boas indicações de que o navio está sendo severamente castigado quando capeando. A primeira é a forte pancada experimentada quando a proa sai de uma onda e choca-se com a onda seguinte. Isto produz um choque que pode ser sentido através do navio e é uma indicação da intensidade da força das ondas. O segundo efeito é uma vibração vertical de baixa freqüência, que se estabelece quando o navio se inclina longitudinalmente sob o peso da água embarcada na proa, ao mergulhar nas ondas. O rumo e a velocidade do navio devem ser ajustados para que nem estes choques, nem estas vibrações sejam de grande intensidade.
O que justifica a alternativa correta está numa parágrafo da pg seguinte 1645:
O caturro também pode ser algumas vezes reduzido pela alteração de rumo, trazendo o mar para a bochecha, mas o movimento resultante da combinação do balanço e do caturro pode ser mais desconfortável e resultar em maior embarque de água. Contudo, esta ação pode ser essencial para evitar que a popa seja continuamente elevada fora da água, causando disparo dos hélices e, assim, possibilidades de avarias nos eixos, mancais e pás dos hélices.
No entanto eu não encontrei esta questão em nenhum banco de questões do miguens. Voce lembra se foi no Miguens PRO ou no Basico? Acredito que esta questão possa ter sido eliminada em alguma atualização recente.