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Sandro,
Boa pergunta, voce compreendeu o assunto, apenas não atentou ao detalhe do enunciado “dentro do canal”. Isso limita as opções, pois dentro do canal um navio grande como um VLCC não tem espaço disponível para girar. É desejável que o no ponto de espera de prático exista liberdade para o navio girar, mas nem sempre isso acontece, e nem sempre o prático consegue embarcar em condições ideias.
Outro detalhe implícito é que num embarque de prático o navio não pode parar, ele precisa ter velocidade para lancha conseguir atracar a contrabordo com segurança.
Dessa forma eliminamos o giro e o rudder cycling, que é uma manobra de parada que termina com full astern.
A resposta correta é o zig-zag.
“A preferred method for reducing headway, and with VLCCs often
the most practical method, is a series of course changes to starboard
and port of the base course. Using this slewing maneuver, the ship
loses a significant amount of headway each time she swings, yet makes
good her desired track toward the pilot station or anchorage.” pg 24-25